O QUE É A APRENDIZAGEM SISTÊMICA?

A metodologia da Aprendizagem Sistêmica tem como principal objetivo proporcionar um maior aprendizado dos conteúdos acadêmicos ao aluno, por meio da aquisição de habilidades socioemocionais, transformando o ambiente escolar num espaço de cooperação.

Através das atividades desenvolvidas na sala de aula com foco na interação estruturada, o programa possibilita a melhoria do desempenho escolar de todos os alunos e sua metodologia oferece experiências para o desenvolvimento social, psicológico e cognitivo. Além disso, todo o trabalho realizado na sala de aula permite a participação ativa do aluno e favorece o papel do educador no processo de avaliação e recuperação dos alunos.

O programa se realiza a partir da Formação dos Professores, trabalho especialmente desenvolvido com o objetivo de preparar os profissionais da educação para trabalharem com a metodologia proposta. Esta formação é acompanhada de materiais de suporte aos professores para planejamento das aulas.



BENEFÍCIOS

∎ Estimule a diversão, amizade e gosto pela aprendizagem e pelos colegas.

∎ Saiba o motivo pelo qual o trabalho em grupo por si só não apresenta os resultados esperados com todos os alunos e por que as estruturas Kagan oferecem resultados assertivos.

∎ Economize tempo e energia com estruturas simples de serem utilizadas e que tornam o planejamento das aulas rápido e eficiente.

∎ Mantenha os alunos focados nas atividades e gerencie as intervenções pedagógicas de maneira eficaz com as estruturas dessa envolvente metodologia de ensino.

∎ Domine a formação de pares e grupos de trabalho, aprenda como agrupá-los e quando utilizá-los.

∎ Instigue nos alunos a vontade de trabalharem juntos e proporcione a eles as habilidades para essa prática essencial na sala de aula contemporânea.

∎ Leve com você ótimas dicas de gerenciamento para tornar a sua sala de aula cooperativa e muito mais dinâmica.

∎ Entenda e implemente por completo os princípios básicos que viabilizam o sucesso dos seus alunos.

∎ Crie um ambiente onde todos os estudantes são responsáveis pelo envolvimento e aprendizado durante todas as aulas.


A APRENDIZAGEM SISTÊMICA E OS PCNs

“O sucesso de um projeto educativo depende do convívio em grupo produtivo e cooperativo. Dessa forma, são fundamentais as situações em que se possa aprender a dialogar, a ouvir o outro e ajudálo, a pedir ajuda, aproveitar críticas, explicar um ponto de vista, coordenar ações para obter sucesso em uma tarefa conjunta etc. É essencial aprender procedimentos dessa natureza e valorizá-los como forma de convívio escolar e social.

[...] A criação de um clima favorável a tal aprendizado depende do compromisso do professor em aceitar contribuições dos alunos (respeitando-as, mesmo quando apresentadas de forma confusa ou incorreta) e em favorecer o respeito, por parte do grupo, assegurando a participação de todos os alunos. Assim, a organização de atividades que favoreçam a fala e a escrita como meios de reorganização e reconstrução das experiências compartilhadas pelos alunos ocupam papel de destaque no trabalho em sala de aula. A comunicação propiciada nas atividades em grupo levará os alunos a perceber a necessidade de dialogar, resolver mal-entendidos, ressaltar diferenças e semelhanças, explicar e exemplificar, apropriandose de conhecimentos.

O estabelecimento de condições adequadas para a interação não pode estar pautado somente em questões cognitivas. Os aspectos emocionais e afetivos são tão relevantes quanto os cognitivos” (Página 91-Introdução aos PCNs)





Copyright © 2015 Planneta - Todos os direitos reservados